POSTAGEM

Entenda por que usuários estão acusando o Twitter de apoiar fake news

Termo “#TwitterApoiaFakeNews” está entre os assuntos mais comentados da rede social.

Usuários do Twitter estão pedindo para que a plataforma implemente uma ferramenta contra notícias falsas. O termo “#TwitterApoiaFakeNews” está entre os assuntos mais comentados da rede social nesta quarta-feira (5).

Entre as reclamações dos usuários, foi apontada a questão de que o Twitter no Brasil não tem a possibilidade de denunciar publicações com informações falsas sobre a pandemia da Covid-19.

Esta ferramenta está ativa nos Estados Unidos, na Coreia do Sul e na Austrália desde agosto de 2021. Segundo a plataforma, o uso nos três países seria um teste, para mais tarde o item ser disponibilizado para o restante do mundo.

Usuários reclamam de o Twitter no Brasil não possuir a ferramenta denuncia informações falsas sobre a pandemia da Covid-19 — Foto: reprodução

Usuários reclamam de o Twitter no Brasil não possuir a ferramenta denuncia informações falsas sobre a pandemia da Covid-19 — Foto: reprodução

Além disso, os usuários não estariam satisfeitos com a verificação de contas de pessoas que publicam fake news. A verificação é um selo azul que tem como objetivo comprovar que o perfil é de interesse público e autêntico.

TwitterApoiaFakeNews — Foto: Reprodução

TwitterApoiaFakeNews — Foto: Reprodução

Uma das contas que os usuários não aprovaram a verificação foi a da blogueira bolsonarista Bárbara Destefani. O perfil dela foi apontado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), como parte do mecanismo de divulgação de fake news contra instituições.

Em agosto, o canal de Bárbara no YouTube estava entre os 14 que, por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), tiveram os pagamentos suspensos por disseminação de notícias falsas.

Twitter não respondeu ao pedido de posicionamento até a última atualização desta reportagem.

FONTE: G1

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *