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Consumidor do Amazonas paga R$ 586 milhões de perdas de energia por ‘gatos’

 Os consumidores do Amazonas tiveram R$ 586 milhões incorporados à tarifa de energia devido aos desvios e ‘gatos’ na rede elétrica. A informação foi divulgada por Rodrigo Moreira, diretor-técnico da Amazonas Energia em Manaus, em entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (14).

Rodrigo Moreira afirmou que no site da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o Amazonas aparece como o estado que tem o maior índice de perdas de energia no Brasil. Segundo o diretor-técnico da concessionária, 90% dos problemas identificados pela empresa são no ramal de ligação, antes do medidor, que são os “gatos” ou desvios. “O índice atual de perdas no Amazonas é de 44%. Sendo que 8% é perda técnica e 36% perda comercial”, disse.

De acordo com Moreira, a própria Aneel cobra as distribuidoras para reduzir perdas. Com isso, os consumidores pagam mais. “Por que sabe para onde é que vai o custo da perda? Vai para o bolso de cada um de nós. Na tarifa do Amazonas, agora nesse ciclo de revisão tarifária, a Aneel teve que incorporar R$ 586 milhões relativos à perda de quem faz o ‘gato’ ou desvio. Isso representa, se o Amazonas não tivesse perda, que a nossa tarifa seria mais barata 15%”, explicou.

Sistema de Medição de Consumo está sendo instalada desde o início da semana (Foto: Divulgação/Amazonas Energia)
Instalação do novo Sistema de Medição de Consumo foi proibida pela Justiça Estadual (Foto: Divulgação/Amazonas Energia)

Moreira afirmou que a decisão da Justiça Estadual de proibir a Amazonas Energia de instalar em Manaus os novos medidores de consumo de energia elétrica prejudica o consumidor.

“Conforme a liminar, que proíbe de faturar e de cobrar pelo SMC [Sistema de Medição Centralizada], nós entramos em contato com a Aneel: ‘Aneel, qual o artigo da resolução de 2021 que nós vamos aplicar?’. E a Aneel nos respondeu dizendo que é o artigo que cobra pela média dos últimos 12 meses”, afirmou. Segundo o diretor-técnico, a cobrança pelo SMC é menor que pela média dos últimos 12 meses.

Moreira argumenta que os novos medidores combatem os desvios de energia. “A única diferença no novo sistema de medição é que a parte do medidor e do visor são separados. O visor continua na casa do cliente e o medidor está lá no poste. Ou seja, se o consumidor fraudador tentar fraudar no ramal, ele já está medindo, não tem como fraudar, elimina o gato”.

Moreira também diz que o novo sistema tem monitoramento online. “Então a empresa consegue mobilizar equipes mais rápido do que na medição convencional, que a gente depende que o cliente ligue para o nosso 0800 informando que está sem energia. Nesse novo sistema a gente já consegue ter um alarme”.

Radyr Gomes de Oliveira, diretor-técnico da Amazonas Energia no Interior, pontua que os demais municípios são prejudicados pelas ligações irregulares de energia, mais comum, segundo ele, na capital e região metropolitana.

“O estado do Amazonas é o 8º mais pobre do Brasil e 80% dessa população mais pobre está no interior. Lá no município de Juruá, a perda é quase que zero. Mas aquele cidadão lá também está pagando uma tarifa por essa perda aqui de Manaus”, relatou.

Até o momento, a empresa instalou 13 mil medidores do Sistema de Medição Centralizada em Manaus e pretende, até 2030, ter 500 mil equipamentos funcionando em todo o Amazonas.

Rodrigo Moreira admitiu que houve falha na comunicação da concessionária com a população sobre a instalação dos novos equipamentos de medição.

“Nós diretoria reconhecemos sim que, precisamos e já estamos trabalhando nisso, em melhorar a comunicação. Vocês vão ver aí nas redes sociais, vamos levar para a TV mais informações sobre o novo modelo de medição”, declarou.

FONTE: ATUAL

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