PARA O SITE (5)

Recomendações da FVS são ignoradas em eventos esportivos no Amazonas

As competições esportivas realizadas no Amazonas não seguem as recomendações de restrições e atenção aos cuidados sanitários. As regras estão na segunda edição do protocolo de eventos esportivos, elaborado neste mês pela FVS (Fundação de Vigilância Sanitária). Na prática, não se observa o cumprimento das restrições.

Entre as medidas sugeridas mas não seguidas estão a suspensão da venda de ingressos de forma presencial e do uso de bebedouros coletivos, local adequado para higienização dos presentes e limpeza e a desinfecção contínua das superfícies mais tocadas (corrimão, balcões, mesas, teclados, maçanetas, botões de elevador) durante o evento.

O protocolo sugere que organizadores dos eventos devam fornecer máscara e álcool em gel para o público. As medidas não são obrigatórias e não aplicadas em competições indigenas. O documento tem como objetivo estabelecer recomendações para aplicação de medidas de prevenção e controle da Covid-19, baseadas em critérios técnicos e sanitários vigentes.

As regras devem ser aplicadas na realização de eventos esportivos com e sem a presença de público, incluindo os eventos esportivos estudantis. Serve para todas as modalidades esportivas individuais, por equipes e coletivas – futebol e voleibol em todas as categorias e formatos (campo, quadra, salão, areia), corridas pedestres, corridas ciclísticas, natação, atletismo, fisiculturismo e maratonas.

O documento sugere que a comercialização de ingressos seja feita exclusivamente por sistema digital. Caso não haja cobrança de ingresso, a organização deverá abrir inscrição. As medidas são para que não haja abertura de bilheteria ou processo de credenciamento presencial.

Para a venda digital, o comprador deve preencher cadastro com nome completo, CPF, endereço, telefone de contato (verificável via SMS) e e-mail. As mesmas regras valem para credenciamento de convidados.

A organização do evento, independente da presença de público, deve realizar levantamento das informações dos atletas/esportistas, comissões técnicas e demais participantes para fins de monitoramento epidemiológico. As informações devem ser encaminhadas para a FVS.

Uma das recomendações do protocolo é que em eventos realizados em estádios e ginásios deve ser
disponibilizado locais para a lavagem adequada das mãos: pia, água, sabonete líquido, papel toalha e seu suporte e lixeiras com tampa e acionamento por pedal. Os banheiros devem ser higienizados a cada duas horas.

Na entrada do público, “prioritariamente no primeiro acesso”, deverá ser disponibilizado álcool em gel, “distribuição e orientação quanto ao uso de máscara de forma correta cobrindo a região do nariz e boca corretamente”. O produto deve estar à disposição do público presente em locais estratégico como corredores, sanitários e camarotes, com a correta identificação.

Outra recomendação sugere que “mesmo sendo responsabilidade individual de cada pessoa possuir máscaras, o organizador do evento esportivo poderá fornecer o item para os casos em que estas sejam danificadas, contaminadas ou que tenham o uso impossibilitado”.

A FVS informou, por meio de sua assessoria, que o protocolo vigente para eventos esportivos seguem o Decreto Estadual nº 45.329, de 23 de março de 2022. Nos últimos meses o Estado registrou aumento no número de casos de Covid-19.

FONTE: ATUAL

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *