De acordo com o presidente da CDL Manaus, Ralph Assayag, a previsão é que ocorra a abertura de 1,8 mil novas lojas e sejam gerados 3 mil empregos, números considerados pelo dirigente como reduzidos, porém ainda superiores aos de 2020, diretamente afetados pelo aumento de casos e hospitalizações por Covid-19 a partir de novembro daquele ano.
“É uma previsão da previsão”, ressaltou Assayag. “Porque a cada momento o governo faz uma coisa. A gente não sabia que ia ter alta no IOF, na taxa Selic… A população está perdendo o poder aquisitivo com a inflação, mas estamos tentando ser otimistas”, constatou.
Apesar da recente recuperação no saldo de empregos, a expectativa para o aquecimento do mercado nos setores de comércio e serviço em Manaus não é a melhor para os últimos três meses do ano. Pelo menos é o que estima a Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus, que aponta a alta do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) e da Taxa Selic, além da inflação, como fatores de incerteza.
De acordo com dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência, o Amazonas apresentou boa recuperação no saldo de empregos, após a segunda onda de casos da Covid-19, em janeiro, mas com impactos diretos ao mercado em fevereiro. Em junho, o saldo entre admitidos e desligados com carteira assinada foi superior a 5 mil.
Enquanto a retomada de empregos e abertura de novos empreendimentos são vistos com incerteza ou timidez para o fim do ano no Amazonas, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê a melhor contratação de trabalhadores temporários para o Natal desde 2013 no comércio varejista.
Segundo o economista sênior da CNC, Fabio Bentes, as contratações no comércio vinham crescendo desde o final de 2016, lentamente, embora sem alcançar o ritmo observado em 2013 (115,5 mil), até que veio a pandemia no ano passado e as contratações despencaram de 91,6 mil trabalhadores, em 2019, para 68,3 mil, em 2020. Esse foi o menor número desde 2015 (67,4 mil). Para 2021, a expectativa é de mais de 94,2 mil vagas para atender o movimento sazonal de fim de ano.
FONTE: TODA HORA