A conselheira Yara Lins foi eleita presidente do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) para o biênio 2024-2025. A escolha aconteceu duração votação realizada em sessão especial da Corte de Contas nesta quarta-feira (3/10). Para presidência, cinco dos sete conselheiros votaram em Yara Lins e dois votos foram em branco. A conselheira já presidiu o TCE-AM entre 2018 e 2019. Eleita em 2017, ela foi a primeira mulher a presidir o órgão em 67 anos de existência. Oriunda da Auditoria do TCE-AM, Yara ingressou no colegiado como conselheira em junho de 2014.
Na sessão, o conselheiro Luís Fabian foi eleito vice-presidente. O conselheiro Josué Cláudio Neto foi escolhido para a corregedoria. Mario de Mello vai assumir a Ouvidoria e o conselheiro Júlio Pinheiro será o diretor da Escola de Contas Públicas do TCE-AM nos próximos dois anos.
A apuração dos votos foi supervisionada pelos conselheiros Luís Fabian (mais novo) e Júlio Pinheiro (mais antigo). Os resultados da votação permaneceram inalterados para os demais cargos da direção da Corte de Contas, refletindo o placar de cinco votos para os eleitos e dois votos em branco, da mesma forma.
A eleição foi antecipada da segunda quinzena de novembro para a primeira terça-feira do mês de outubro foi a sanção pelo governador Wilson Lima do Projeto de Lei Complementar nº 250/23. A lei também impediu que Érico Desterro, assuma ao final do mandato, de forma automática, a Escola de Contas Pública.
Confira a direção do TCE-AM para o biênio 2024-2025:
- Presidente: conselheira Yara Lins;
- Vice-Presidente: conselheiro Luis Fabian;
- Corregedor: conselheiro Josué Cláudio Neto;
- Ouvidor: conselheiro Mário de Mello;
- Escola de Contas: conselheiro Júlio Pinheiro.
FONTE: TODA HORA