PARA O SITE (2)

Calor excessivo e baixa umidade do ar em Manaus deve durar, pelo menos, até o feriado de quinta

O calor não tem dado trégua em Manaus nem mesmo após o pôr do sol. Nesta terça-feira (10), a previsão é de máxima de 38,1ºC, com pico às 19h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A combinação de altas temperaturas e baixa umidade fez o site weather.com indicar alerta de calor excessivo para a região, que pode durar até o feriado desta quinta-feira (12).  

Segundo o Inmet, nesta terça em Manaus, durante todo o dia, a menor temperatura alcançada foi de 29,7ºC, mas com sensação térmica de 30,2ºC. Por outro lado, a cidade registrou umidade relativa do ar de até 34%. Essa combinação, segundo o alerta do weather.com, é considerada perigosa para o corpo humano de acordo com o limite de perigo do Índice de calor do National Weather Service (NWS). 

Conforme a previsão do Inmet, o esperado para os próximos dias é que as temperaturas na capital amazonense continuem com máxima na faixa de 39 e 37ºC. O alerta de calor excessivo indicado pelo site weather.com se estende até o feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida, neste dia 12 de outubro.  

Causas e consequências 

O período de temperaturas elevadas em Manaus, que geralmente acontece entre agosto e outubro, foi ainda mais intensificado por conta da atuação do fenômeno El Niño este ano, que eleva as temperaturas no Oceano Pacífico, alterando as correntes de vento e o regime de chuvas em diversas partes do planeta.  

O calor na região também influencia a seca dos rios no Amazonas, que já é considerada a quarta maior da história. Nesta terça-feira, o nível do Rio Negro era de 14,29 metros, estando apenas a 66 centímetros da seca histórica de 2010, quando a cota do Rio Negro registou 13,63 metros. 

Outro problema são os incêndios e queimadas tanto na zona urbana da capital quanto na zona rural e interior. Para se ter uma ideia, somente nesta terça-feira, pelo menos dois incêndios de grandes proporções foram registrados em Manaus, causando nuvens de fumaça que encobrem toda a cidade e pioram ainda mais a qualidade do ar. 

Recorde de consumo de energia 

Uma forma encontrada para aliviar o calor excessivo é o uso constante de condicionadores de ar e ventiladores. Além disso, tem pessoas ainda fazendo o uso de umidificadores de ar para auxiliar no desconforto causado pelo tempo seco. Esse comportamento, no entanto, fez com que Manaus batesse somente este ano dois recordes de consumo de energia elétrica. 

Ainda nesta terça-feira, a Amazonas Energia anunciou que a capital amazonense e a região metropolitana de Manaus registraram o pico de consumo de 1.742 MegaWatts, às 21h47 de segunda-feira (9). Segundo a concessionária, o alto índice de consumo de energia elétrica se dá por conta das altas temperaturas que o Amazonas vem enfrentando.

FONTE: ACRÍTICA

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *