PARA O SITE (8)

Bumbás travam disputa por melhor estratégia logística nos três dias de apresentação em Parintins

“Estratégia” e “logística” foram as palavras mais ouvidas logo após o fim do sorteio que definiu a ordem de apresentações da 57ª edição do Festival Folclórico de Parintins. O evento foi realizado na tarde deste sábado (22) e, segundo os presidentes dos bumbás, ajuda a definir tudo o que será levado para o Bumbódromo.

Diferente do ano anterior, em que encerrou as três noites do festival, o Boi-Bumbá Caprichoso, vencedor do sorteio das duas primeiras noites, resolveu abrir as apresentações dos dias 28 e 29 de junho. Segundo o presidente do Boi da Francesa, Rossi Amoedo, o planejamento do conselho de artes era que o Bumbá abrisse as três noites no Bumbódromo, tudo por uma questão de logística.

“O Caprichoso vem com alegorias muito grandes, então com isso a gente vai ter desde às 8h da manhã para organizar os módulos alegóricos e não vai ter muito trauma, já que o segundo boi [a se apresentar] geralmente tem muito problema, então o nosso planejamento era abrir as três noites do Festival. Mas encerrar o Festival também é muito especial, porque aí fechamos com chave de ouro”, disse Rossi.

Do outro lado, Fred Góes, presidente do Boi-Bumbá Garantido, não escondeu a felicidade por fechar as duas primeiras noites de festival. Ele também foi o vencedor do último sorteio e decidiu que o Boi Encarnado é quem abrirá a última noite de festival. Segundo ele, essa ordem de apresentações foi o plano A definido pela Comissão de Arte do Bumbá.“Sem tentar maquiar o resultado, a realidade é que nós tínhamos projetado fechar as duas primeiras noites e abrir a última, então quando eu tiro as pedras menores e o contrário escolhe o que a gente queria é de uma felicidade. Nosso planejamento tem uma dinâmica, que só quem acompanha, quem tá dentro do fazer o boi, sabe desses detalhes. Então, para nós, dentro do que nós preparamos, é melhor que a gente traga o nosso ‘Segredo’ depois, agora eles que mostrem o que quiserem”, afirmou Fred.

ACRITICA

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *