POSTAGEM (1)

Brasil registra primeiros casos da variante Ômicron

Os primeiros casos da variante ômicron (B.1.1.529) do coronavírus chegaram no Brasil. A confirmação dos dados foi realizada pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL) nesta terça-feira (30).

De acordo com o Instituto duas pessoas testaram positivos, estas análises foram feitas inicialmente pelo laboratório do hospital Albert Einstein, em São Paulo.O primeiro contaminado foi um homem vindo da África do Sul e que desembarcou em Guarulhos no dia 23 de novembro. Ele havia feito um teste RT-PCR negativo, mas como se preparava para voltar à África do Sul, procurou o laboratório localizado no aeroporto de Guarulhos, no dia 25 de novembro para realizar uma nova testagem.

Desta vez ambos testaram positivo para a Covid-19, e o caso foi informado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) de São Paulo.

Em nota a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) comunicou que está ciente da variante no Brasil e que adotou iniciativa de realizar o sequenciamento genético das amostras no laboratório Albert Einsten.

“O laboratório notificou a Anvisa sobre os resultados positivos dos testes e sobre o início dos procedimentos para sequenciamento genético no dia 29 novembro e, na data de hoje (30), informou que, em análises prévias, foi identificada a variante Ômicron do Sars-Cov-2“, destacou a nota da Anvisa.

O Ministério da Saúde, as autoridades do estado de São Paulo também já estão cientes do caso. Até o fechamento desta matéria não há informações sobre a segunda pessoa contaminada com a nova cepa.

FONTE: FISCALIZA AMAZONAS

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *