Essa segunda turma deve formar mais 37 agentes. Os dispositivos elétricos incapacitantes são Spark e Taser, e atuarão como mais uma ferramenta de promoção à segurança.Play VideoPauseUnmuteCurrent Time 0:00/Duration 0:21Loaded: 100.00%Fullscreen
O secretário da Semseg, Sérgio Fontes, explica que o objetivo é capacitar toda a Guarda Municipal.
“Nós vamos formando turmas com pouco mais de 30 guardas, para que eles possam realmente absorver o conhecimento passado pelos nossos instrutores, atuando posteriormente nas unidades de maior necessidade dessa ferramenta”, disse Fontes.
Os dois instrutores, que são guardas municipais capacitados pela Polícia Federal, realizaram a aula teórica, explicando sobre o uso do equipamento, a aplicabilidade, situações, além da apresentação de material audiovisual representativo do campo prático, e também a parte prática, com tiros em humanoides e também entre os profissionais no tatame.
A experiência proporcionada aos 37 guardas municipais deixou clara a importância de se entender a respeito do uso progressivo da força, iniciando com bastões de mão, spray de pimenta, e somente em caso de necessidade, havendo risco de morte ou ferimento grave, a utilização adequada do equipamento elétrico.
*Com informações da assessoria