O Boletim InfoGripe da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), divulgado nesta sexta-feira (4), mostra um aumento de casos de Covid-19 no Amazonas. “Esse dado do Amazonas pode estar associado ao crescimento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave [SRAG] na população adulta”, diz o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe.
A avaliação é referente à Semana Epidemiológica 43, período de 23 a 29 de outubro. O boletim tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação de Vigilância Epidemiológica da Gripe até 31 de outubro.
Boletim diário da Covid-19 da FVS-AM (Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas), divulgado nesta sexta-feira (4), mostra a evolução de casos da doença de 23 a 29 de outubro. O maior número de notificações nesse intervalo foi de 278 casos, em 28 de outubro.
O boletim também mostra o aumento de casos no início deste mês de novembro.
Até esta sexta-feira, o Amazonas acumulou 619.738 casos de Covid-19 e 14.358 mortes pela doença. Dos 619.738 casos no Estado, 311.850 são de Manaus (50,32%) e 307.888 do interior (49,68%). Quanto aos óbitos, 9.854 são da capital e 4.504 nos demais municípios.
Doze das 27 capitais apresentam crescimento moderado na tendência de longo prazo até o mesmo período: Aracaju (SE), Belém (PA), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Manaus (AM), Recife (PE), Rio Branco (AC), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Vitória (ES). Nas demais, há queda ou estabilidade na tendência de longo prazo e estabilidade nas semanas recentes (curto prazo).
Na maioria das capitais que apresentam crescimento, ele é concentrado predominantemente em crianças. As exceções são Manaus e Recife, que mostram crescimento nas faixas etárias acima de 60 anos.
O coordenador do InfoGripe sinaliza que tem-se observado um atraso importante nas inserções de casos da capital do Pernambuco no banco de dados, o que impacta a qualidade das estimativas de casos recentes. No caso de Manaus, é possível que o crescimento recente esteja associado ao ligeiro aumento nos casos positivos para Covid-19.
FONTE: ATUAL