PARA O SITE (3)

Curso de defesa pessoal reúne mais de 100 mulheres na Vila Olímpica de Manaus

Na manhã deste sábado (26), cerca de 120 mulheres amazonenses deram um passo importante em suas vidas com a conclusão do curso de defesa pessoal, do projeto da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel). Dividido em quatro módulos e realizado na Vila Olímpica de Manaus, na avenida Pedro Teixeira, zona Centro-Oeste de Manaus, as aulas ensinaram técnicas de lutas, atividades teorias e práticas de autodefesa,  jiu-jitsu, muaythai e luta olímpica. 

A atleta de luta olímpica Ketelen Regina, 21, foi professora de um dos módulos do curso e reforça que a oportunidade do projeto insere na capital 120 mulheres totalmente diferentes, com pensamentos transformados e uma nova visão de futuro.

 “É de extrema importância que a mulher pratique um esporte e mais ainda se esse esporte for uma luta, por exemplo. Por aqui eu sei que não saíram apenas mulheres prontas para se defender, mais sim, mulheres mais autoconfiantes, com uma ótima autoestima e cheias de autonomia. Esse aqui é um posto de partida e sei que as academias de Manaus vão receber muitas mulheres apaixonas pela Luta Olimpica, Jiu-Jitsu e outras modalidades”, disse.

Esporte para a vida

A professora Maiara Vidgal, 39, e a filha Geisa Graziela, 14, foram alunas do curso e já planejam continuar o Muaythai para inserir a luta como um esporte para levar para a vida.

“Nós, mulheres, estamos sempre em lugares de perigo e eu preciso que a minha filha, que é autista, entenda que é possível se defender. Esse curso mudou totalmente nossa visão de mundo, ela se identificou muito e hoje já pretendemos inserir a luta na nossa vida”, pontuou.

 Além das aulas, o curso também conta com apoios psicológicos que encoraja ainda mais as mulheres envolvidas no projeto. Para Maiara, esse apoio dá força para muitas mulheres saírem dos ciclos de violência.

“Em cada módulos temos o apoio de psicólogas que nos encorajam a falar o por que de estarmos aqui, e muitas mulheres que antes não tinham coragem conseguiram falar dos seus traumas e sair de posição de vítima”, reforçou.

A Dona Raimunda Silva também conta que concluiu esse curso com muita coragem e que hoje, mesmo com 57 anos, sente que pode ser tão forte quanto um homem.“Antes a gente pensava que só os homens conseguiam lutar e hoje saio daqui dizendo que eu também sou capaz. Às vezes passamos por situações de risco e precisamos saber o que fazer para enfrentar essas situações. Eu gostei tanto que já vou entrar em uma academia para aprender mais ainda”, disse

O evento contou a presença de duas lutadoras amazonenses de MMA, Ketlen “Fenômeno” Vieira, de Nova Olinda do Norte, e da manauara Keten “Esquentadinha” que enfatizaram ainda mais a força das mulheres amazonenses e aproveitaram a oportunidade para fazer fotos com as 120 alunas do projeto.  A Sedel ainda pretende divulgar a data para as novas turmas do Curso de Defesa Pessoal exclusivo apenas para mulheres.

FONTE: ACRITICA

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *