As escolas municipais e UBS (Unidade Básica de Saúde) de Manaus terão policiamento armado da Guarda Municipal, anunciou o prefeito David Almeida na manhã desta quinta-feira (18). A presença dos guardas municipais nos colégios só deve ocorrer a partir de março de 2022.
Nesta quinta, David Almeida entregou 250 pistolas para uso pelos servidores da segurança. Neste primeiro momento eles terão acesso a 60 delas. O prefeito informou que não terá efetivo para proteger todas as escolas e UBS’s, mas que colocará os guardas nos pontos que mais apresentarem problemas.
“Certamente vamos guarnecer as nossas escolas. Não temos efetivo para todas, porém com as viaturas e comunicação, as que tiveram maiores problemas de furto serão guarnecidas. Inclusive nossas UBS’s que estão sendo assaltadas três vezes por dia”, disse o prefeito.
A Prefeitura de Manaus deve enviar para a Câmara Municipal na primeira semana de dezembro um projeto para criar a Secretaria de Defesa Social, que vai gerenciar o efetivo da Guarda Municipal.
De acordo com o prefeito, o secretário será Sérgio Fontes, ex-secretário de Segurança Pública do estado. Além da secretaria, o prefeito disse que está preparando um quartel general, ouvidoria e corregedoria.
Em 26 de outubro a prefeitura publicou o edital de seleção para os guardas que desejam portar o armamento. Eles devem apresentar exame médico de aptidão física e psicológica, não ter condenações por crimes, não ter tido nenhuma penalidade administrativa nos últimos dois anos e ter certificado de ensino fundamental.
FONTE: AMAZONAS ATUAL