O estudo que viabilizará a desobrigação do uso de máscaras ao ar livre para todo o país será finalizado pelo Ministério da Saúde até sexta-feira (12). O anúncio com regras detalhadas será feito na próxima semana.
Fontes ligadas ao ministério informaram à CNN que a definição sobre as diretrizes está bem avançada. O pedido para um parecer com a viabilidade da medida foi feito pelo presidente Jair Bolsonaro em junho deste ano.
Nesta quarta-feira (10), técnicos da pasta se reunirão para discutir o assunto. Fontes já confirmam que as diretrizes para liberação das máscaras considerarão o percentual de vacinação, a taxa de transmissibilidade e a ocupação de leitos.
A CNN apurou que os técnicos apostam em regras mais rígidas do que aquelas adotadas pelas cidades que já liberaram uso da máscara ou fecharam data para isso — com diferença entre percentuais mínimos exigidos para vacinação com primeira e segunda doses. A sugestão inicial é de que 90% da população esteja imunizada com a primeira dose e 70% com a segunda.
Embora os critérios estejam em análise há cinco meses, a pasta segurava a publicação das regras por receio de que a população desrespeitasse os critérios antes do tempo e contrariasse as regras previstas.
FONTE: FISCALIZA MANAUS