O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou nesta segunda-feira (30) que a Guarda Municipal receberá “armamento pesado” como submetralhadoras e escopetas calibre 12. Almeida disse que “nenhum guarda municipal vai ser mais humilhado por vagabundos”. O prefeito se referiu aos ataques e incêndios ocorridos em Manaus e no interior por facções criminosas em junho de 2021.“Depois de 74 anos, diga-se de passagem, nós conseguimos equipar a Guarda Municipal [com a emenda à Lomam, em 2021, para autorizar o porte de armas de fogo]. Vamos equipar com escopetas calibre 12, submetralhadoras e pistolas com balas de borracha. Com todo esse equipamento e armamento pesado, nenhum guarda municipal vai ser mais humilhado como foi naquela época que estavam tocando fogo na cidade. Quatro guardas municipais olhando os vagabundos tocando fogo na cidade e ninguém podia fazer nada”, disse o prefeito.
A corporação também terá mais 22 viaturas. As armas, veículos e outras medidas para a reestruturação da Guarda Municipal custarão R$ 10 milhões. O recurso é de emenda parlamentar do senador Eduardo Braga (MDB). Os agentes de segurança passarão a ter 37 viaturas, sendo que os novos modelos serão da Toyota e Mitsubishi.
A verba federal também será usada para aquisição de lanchas, quadriciclos e escritórios modulares.
David Almeida disse que o edital do concurso público para a Guarda Municipal será lançado até o final de novembro. Atualmente, a corporação tem 383 servidores. Os guardas municipais usam pistolas e armas de choque.
FONTE: ATUAL