A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), através da 64ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Tapauá, em conjunto com o Departamento de Polícia do Interior (DPI), efetuou na segunda-feira (20/05) a prisão preventiva de seis jovens envolvidos na morte de Guilherme Santos da Silva, de 21 anos. O crime ocorreu em 11 de novembro de 2023, em uma praça pública no centro do município, situado a 449 quilômetros de Manaus.
Os detidos foram identificados como Alessandro Santana de Freitas, 21; Fabrício de Oliveira Queiroz, 21; Francisco Adailton Silva da Costa, 22; George Moreira de Souza, 21; Hyago Brasil Mendes, 22; e Rainey Souza da Silva, 20.
Segundo a delegada Kelly Souto, da 64ª DIP, a motivação do crime foi um desentendimento entre a vítima e os autores, todos sob efeito de álcool na ocasião. “Eles foram presos em flagrante pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM) na época do crime. Durante o interrogatório, os suspeitos alegaram que estavam comemorando o aniversário de Alessandro na praça quando Guilherme se aproximou pedindo um cigarro, e eles recusaram,” explicou a delegada.
Nos depoimentos, os suspeitos negaram participação no crime, mas testemunhas relataram que presenciaram a agressão. “Relatos indicam que Guilherme insistiu no pedido de um cigarro após a recusa inicial, irritando o grupo. A situação culminou em uma agressão física que resultou na morte de Guilherme, cuja cabeça foi esmagada com uma perna manca,” detalhou Kelly Souto.
Após as prisões em flagrante, a equipe de investigação da 64ª DIP continuou trabalhando no caso, resultando nas solicitações de prisões preventivas dos suspeitos. “Agradecemos ao delegado Paulo Mavignier, diretor do DPI, pelo suporte essencial nesta operação, que foi além das expectativas,” afirmou a delegada.
Os seis jovens enfrentarão acusações de homicídio doloso e permanecerão à disposição da Justiça.
tucuma