A Polícia Federal e o Ibama realizam nesta quarta-feira, 15, mais uma operação de combate ao garimpo ilegal no Rio Madeira, no Amazonas.
Por meio de nota, a PF informo que a Operação Uiara II tem “por objetivo a identificação, abordagem e inutilização de balsas/dragas que operam a atividade de garimpo ilegal de ouro na calha do Rio Madeira”.
A operação conta com a participação de 35 policiais federais do Amazonas, DF (COT-Comando de Operações Táticas), GPI (Grupo de Pronta Intervenção) do PA, RR e RO, e 4 fiscais do Ibama.
A ação também visa dar cumprimento a decisões judiciais que cassaram autorizações de lavra de ouro no Rio Madeira, além de atender recomendação expedida pelo MPF.
A Superintendência Regional da Polícia Federal no Amazonas informou que atualmente toda a atividade de lavra no rio Madeira é ilegal e, por isso, a retirada continuará a ser realizada e será estendida em 2022 a outras regiões de garimpos ilegais detectadas no Amazonas.
Na nota, a PF também esclarece sobre estudo técnico inédito realizado para saber sobre os danos ambientais decorrentes da prática e sobre a contaminação do mercúrio no rio.
O Laudo de Perícia Criminal Federal (Meio Ambiente) Nº 1357/2021 detectou elevados índices de contaminação por mercúrio na água, no leito do rio, na vegetação e nos seres humanos que habitam as margens do Rio Madeira naquela região.
FONTE: NORTE DE NOTÍCIAS