A expectativa de uma mudança no cenário hídrico de Manaus ganhou força no último fim de semana, quando o Rio Negro apresentou um aumento significativo de 44 centímetros em seu nível. Nesta segunda-feira (27), o rio atingiu a marca de 14,09 metros, indicando uma tendência de elevação que tem se intensificado a cada dia.
Os dados revelam um crescimento constante, com uma média de 13 a 17 centímetros por dia entre o sábado (25) e esta segunda-feira (27). No sábado, o aumento foi de 13 centímetros, no domingo atingiu 17 centímetros, e hoje, segunda-feira, registrou mais 14 centímetros de elevação.
Este ano, Manaus enfrentou a pior seca em mais de 121 anos de registros do nível do rio. Os impactos foram severos, com comunidades rurais isoladas, escolas fechadas e uma transformação drástica na paisagem urbana. No entanto, a recente mudança no cenário, com a gradual subida das águas do Rio Negro, sinaliza uma amenização dos efeitos da seca no estado.
Foram mais de 130 dias de vazante, com uma breve tentativa de subida em outubro que foi seguida por um período de “repiquete”, caracterizado pelo efeito sanfona das águas. Contudo, na última semana, o Rio Negro apresentou um aumento expressivo de 69 centímetros, indicando de maneira clara que a bacia hidrográfica estava se preparando para o início do período de enchente.
FONTE: AMPOST