PARA O SITE (8)

Seca no AM: cinco municípios estão em emergência e enfrentam graves problemas

Tefé (a 521 quilômetros de Manaus), na calha do rio Amazonas, é o quinto município do estado a decretar situação de emergência, por causa da seca que já é considerada a mais severa dos últimos anos. Benjamin Constant, São Paulo de Olivença, Envira e Itamarati são as outras cidades do interior que enfrentam graves problemas com desabastecimento, falta de água potável e isolamento devido à estiagem.

Segundo o último relatório divulgado pela Defesa Civil do Amazonas, nesta sexta-feira (15), outros 15 municípios estão em situação de alerta e 13 em estado de atenção.

Ainda conforme a Defesa Civil, a previsão é que, devido a influência do fenômeno climático El Niño, que inibe formação de nuvens de chuva, a estiagem deste ano seja prolongada e mais intensa, se comparada a anos anteriores.

Tefé
De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Tefé, Edivilson Braga, essa é uma das maiores secas já vividas pelo município, que está provocando isolamento de comunidades e riscos para o abastecimento da cidade.

“Esse cenário vem dificultando o acesso dos moradores de comunidades e cidades próximas”, afirmou Edivilson Braga, em vídeo publicado esta semana nas redes sociais da prefeitura.

Conforme o coordenador, 70% das comunidades já estão afetadas no abastecimento de insumos, água potável, transporte das crianças às escolas. “A prefeitura vem viabilizando mecanismos para atender a população e manutenção dos equipamentos sociais básicos”, declarou.

Reunião
Na terça-feira (12), os prefeitos dos municípios de Codajás, Careiro da Várzea, Maraã, Nova Olinda do Norte e Silves se reuniram na sede da Defesa Civil do Amazonas, para alinhar ações de mitigação dos efeitos da seca na esfera municipal. Também participaram, por meio de videoconferência, representantes de outros 10 municípios.

O secretário executivo da Defesa Civil do Amazonas, Francisco Máximo, destacou a importância do encontro: “Estamos lidando com uma das secas mais intensas dos últimos anos, e é essencial que os prefeitos estejam alinhados e trabalhando em conjunto para proteger nossas comunidades”, afirmou Máximo.

Durante a reunião, os prefeitos receberam informações atualizadas sobre a situação da estiagem em suas regiões e discutiram estratégias para enfrentar os desafios. Questões como a distribuição de recursos hídricos e a assistência humanitária à população afetada foram debatidas durante o encontro.

Operação Estiagem 2023
Governo do Estado anunciou, na terça-feira (12), um investimento de R$ 100 milhões na Operação Estiagem 2023, a fim de garantir que os municípios tenham os recursos necessários para enfrentar os desafios decorrentes do desastre natural.

Entre as medidas anunciadas estão o apoio às famílias afetadas com o envio de ajuda humanitária, distribuição de kits de higiene pessoal, hipoclorito de sódio, além de renegociação de dívidas e fomento aos produtores rurais.

FONTE: TODA HORA

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *