PARA O SITE (1)

Vazante do rio Negro não afeta qualidade da água tratada em Manaus

Mesmo com a vazante acelerada do rio Negro, a seca não afeta a qualidade da água tratada em Manaus. A informação é da Águas de Manaus, responsável pelos serviços de água e esgoto na capital amazonense. A concessionária informou ainda que não há risco de falta de abastecimento para o período.

Em nota, a empresa esclareceu que segue monitorando a descida do Rio Negro, que nesta sexta-feira (29) atingiu a cota de 15,88 metros, que a produção de água tratada segue operando dentro da normalidade. Em setembro, o rio Negrou desceu 7.88 metros.

‘’Os principais pontos de captação no rio Negro operam com bombas submersas, que estão em média a 30 metros de profundidade, dentro de uma faixa de segurança que não compromete o serviço. A concessionária reforça ainda que possui planos de ação, caso haja qualquer eventualidade neste cenário’’, informou a concessionária em nota enviada ao Toda Hora.

O processo de captação da água distribuída pela empresa é feito por equipamentos de bombeamento, que coletam a água do rio Negro para passar por procedimentos de tratamento. Em seguida, a água passa por uma estrutura de mais de 3.600 quilômetros de tubulações e por 200 reservatórios, atendendo a todas as zonas de Manaus.

Estiagem
A Prefeitura de Manaus decretou, na quinta-feira (28), estado de emergência devido à estiagem do Rio Negro. O decreto assinado pelo prefeito David Almeida terá validade de 90 dias. A maior seca registrada no Rio Negro foi em outubro de 2010, quando a cota atingiu 13,63 centímetros.

Já nesta sexta-feira (29), o governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), informou que decretou situação de emergência no estado, por causa da seca que já afeta 60 municípios do estado. Em alguns municípios do interior do estado, famílias já sofrem com falta de água potável e o abastecimento de alimentos.

FONTE: TODA HORA

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Os campos obrigatórios estão marcados *